terça-feira, 23 de junho de 2009

redução, reutilização e reciclagem




redução, reutilização e reciclagem:

fundamentais para o desenvolvimento sustentável

Como você já sabe, reciclar é, basicamente, tratar um material para que eles se torne reaproveitável.

há países em que a prática da reciclagem de materiais já faz parte da rotina das pessoas e das empresas e, por esse motivo, a lista de materiais recicláveis é continuamente actualizada e divulgada.

A reciclagem envolve em geral custos relativamente baixo e contribui para a preservaçao ambiental.Baseia-se no princípio do desenvolvimento sustentável.

desenvolvimento sustentável é o crescimento produtivo de um país ,evitando a de dragradação e o esgotamento do anbiente , de modo a garantir boas condições de vida para as gerações atuais e futuras.
como você pode perceber , o princípio do desenvolvimentosustentável está ligado a três atitudes fundamentais .

Eis algumas categorias de materiais que podem ser reciclados: óleos e graxas ;plasticos e borrachas; tecidos e couro; madeira e papel; metais; material de contruçao;vidro; tintas; peças e equipamentos aero-espaciais; peças de automóveis; componentes de informática; restos de alimento.

A reciclagem de metais, por exemplo, reduz o consumo de energia relativo á extraçãoeá produçãoindustrial; combate o desgate das reservas minerais, uma vez que os minérios sao extraídos de jazidas localizadas na crosta e levammuitotempo para se repor; evitaro acúmulo desse tipo de lixo no anbiente.

Mas é importante saber que a reciclagem também traz alguns problemas ambientais e, de certa forma,econômicos.Reciclar latas de refrigerante, por exemplo, exige banhos com ácidos para remover as tintas do alumínio. Esses ácidos podemescapar para o ambiente, poluindo o solo e água subterrânea.

O processo de reciclagem de embalagens descartáveis de vidro, que consiste em derreter o material antigo e formar um novo , requergrande quantidade de energia.seria muitomelhor utilizar embalasgens que podem serreaproveitadas pelas fábricas.

Assim, a reciclagem deve ser considerada um recurso a ser aplicado quando não for possível reduzir o consumo ou reutilizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário