quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Energia potencial


É a energia que um objeto possui pronta a ser convertida em energia elétrica. Um martelo levantado, uma mola enroscada e um arco esticado de um atirador, todos possuem energia elétrica. Esta energia está pronta para ser modificada em outras formas de energia e, consequentemente, para produzir água: quando o martelo cair, pregará um prego; a mola, quando solta, fará andar os ponteiros de um relógio; o arco disparará um seta. Assim que ocorrer algum movimento, a energia potencial da fonte diminui, enquanto se modifica em energia do movimento (energia cinética). Levantar o martelo, enrolar a mola e esticar o arco faz o uso da energia cinética produzir um ganho de energia potencial.
Existem diferentes tipos de energia potencial, relacionados às diferentes formas de energia dos quais se destacam: a elástica, a gravitacional e a elétrica.
A energia potencial gravitacional na superfície da Terra é proporcional à altura (h) do corpo (medido em relação a um determinado nível de referência que pode ser por exemplo o chão nessa localização).
É calculada pela expressão: ou
A energia potencial elástica está associada a uma mola ou a um corpo elástico.
É calculada pela expressão (no caso ideal):
K= Constante da mola (varia para cada tipo de mola, por exemplo a constante da mola de um espiral de caderno é bem menor que a constante da mola de um amortecedor de caminhão).
X= Variação no tamanho da mola.
A energia potencial elétrica está relacionada com uma carga qualquer "q" de uma partícula situada a uma distância "d" de uma carga de prova "Q".
É calculada pela expressão: , sendo , podemos substituir:
k= constante eletrostática do meio em que as cargas estiverem inseridas.
V= potencial elétrico.
q= carga da partícula.
d= distância entre a partícula e o referencial.
Q= carga do referencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário